Linhagem Materna

O teste de linhagens indica qual a rota percorrida pelos seus ancestrais. Para descobrir a rota da sua linhagem materna, é feita uma análise do DNA mitocondrial (mt-DNA), um conjunto de haplogrupos encontrado nas mitocôndrias. Esses haplogrupos são um grupo de alelos (formas alternativas de um determinado gene) que carregam as características genéticas herdadas pelo pai e pela mãe. Assim, mesmo que o DNA tenha sofrido alguma mutação, é possível rastrear a origem e o caminho do seu haplogrupo materno ao longo de mais de 100 mil anos.

Linhagem Materna

Seu haplogrupo é:

U5
Seu haplogrupo é:

U5

O haplogrupo U5 possivelmente surgiu entre 25 a 35 mil anos atrás se expandindo pela Europa antes do Último Máximo Glacial. É considerado o mais antigo haplogrupo mitocondrial europeu e possui duas ramificações principais. Uma de suas ramificações é mais comumente encontrada no nordeste da Europa e a outra no norte da Espanha. Essa linhagem é considerada a mais frequente na Europa, com uma variação de 5 a 12% na maioria dos países europeus. Contudo, estima-se que o haplogrupo U5 esteja presente com uma frequência maior que 50% em populações Sami do norte.

Eva mitocondrial
200 a 99 mil anos

Todas as linhagens de mtDNA tem origem em uma só mulher. Ela não era a única nem a primeira humana viva naquela época, mas sua linhagem mitocondrial é a única que existe nos dias de hoje, sendo a ancestral de todos os humanos vivos. Pesquisadores a chamam de "Eva Mitocondrial" ou "Eva biológica"

L1: África
170 a 100 mil anos

A primeira ramificação na linhagem da Eva Mitocondrial originou dois grupos: L0 e L1. Enquanto a primeira migrou mais para o sul da África, L1 se espalhou por todo o continente. Eram caçadores-coletores, e até hoje esta linhagem ainda apresenta descendentes vivos.

L3: África
105 a 80 mil anos

O terceiro desdobramento nas linhagens descendentes da Eva Midocontrial deu origem ao haplogrupo L3, mais presente na África Oriental. Seus descendentes foram os primeiros a deixar o continente africano.

N: Saída da África
80 a 60 mil anos

A segunda linhagem a deixar o continente africano foi a N, oriunda da linhagem L3. De N, surgiram as linhagens ancestrais da maioria das populações europeias, bem como algumas populações asiáticas e nativas americanas.

R: Anatólia
70 a 60 mil anos

O grande braço originário de N, R, surgiu há cerca de 60 a 70 mil anos, provavelmete na região da Anatólia, e é ancestral de várias linhagens europeias e centro-asiáticas.

U: Europa
55 a 46 mil anos

U é um dos maiores desdobramentos de seu ancestral, R, estando presente na Europa bem como em algumas populações da Ásia Ocidental e Central. Um de seus ramos, U6, migrou de volta para o continente africano.

U5: Europa
25 a 35 mil anos

O haplogrupo U5 possivelmente evoluiu na região das estepes ocidentais e se expandiu pela Europa há mais de 20 mil anos, antes do Último Máximo Glacial. Estima-se que essa linhagem se expandiu pelo norte, sul, centro da Europa e, mais recentemente, para Europa Ocidental e África.